domingo, 8 de novembro de 2009

Faces ou Fases Operativas?


O remoinho social em que vivemos assombra qualquer possibilidade de criar um espaço, onde a liberdade e a dignidade da pessoa humana sejam o ponto central nesta topografia social.

É quase norma instituída para o poder corrosivo, com máscaras abrasivas, o insulto gratuito, a difamação descomprometida… estas teias faciais sem rosto, onde o apadrinhamento impera e rasteja. Operações e cálculos sem ciência, golpes de engano embutido... é este o domínio restrito onde se movem as marionetas do poder.

Quem tem a prerrogativa constitucional para investigar (investigações pagas com o dinheiro dos contribuintes, não o esqueçamos…), não entende que o que é preciso não são mais meios, mas uma maior isenção, pois o sistema está minado, com infiltrações cada vez mais visíveis, falhas mestras que alastram no âmago da democracia.

É preciso mostrar trabalho, mesmo que para tal se atropelem os direitos básicos dos cidadãos. Assistimos quase diariamente a episódios descompensados e profundamente infelizes.

Um exemplo entre tantos: há uns dias, parada num engarrafamento de trânsito, assisti a mais uma cena lamentável que envergonha esta "democraciazinha" sem capacidade de evoluir. Um carro da P.J.,assinalando a sua marcha prioritária com a sirene azul (de acordo com o código da estrada) foi passando por entre as viaturas paradas, até que uns três ou quatro carros à minha frente, um dos senhores que seguia nessa viatura não identificada, solta um palavreado impróprio para o condutor duma viatura que não se desviou. Fiquei estupefacta, com as palavras que não reproduzo aqui... não queria acreditar que sendo a P.J. uma polícia com uma preparação qualificada e específica (muito diferente da PSP e da GNR) pudesse um dos seus agentes ter um procedimento daqueles, como se o salazarismo ainda imperasse por aqui.

Por vezes, penso que sim, e uma nova revolução urge nesta urbe com pouca urbanidade, chamada “portus cale”

E assim, vamos continuar com as operações ocultas, negras, brancas ou cor-de-rosa, pois o espectáculo a que a justiça se submete é decadente. A justiça não assenta em valores ou princípios economicistas, como nos querem fazer crer, mas sim na dignidade humana. A criminalidade económico-financeira deve ser combatida, sem dúvida, mas com o respeito que nos devem os senhores a quem pagamos os salários no final do mês…

pois, esta dança tosca de investigações que só tem como objectivo, a rotação decrépita das cadeiras e outro mobiliário do poder instituído, já aborrece!


E o Futuro começa Hoje…


“Os próprios Gregos também se sentiram presos no tempo e no espaço. O Camões, inclusivamente, ensinou, na Ilha dos Amores, que a pessoa só está presa no tempo e no espaço quando não é criador… a ilha dos Amores foi criada pela deusa da criatividade. Foi ela que fez aquilo e que depois veio falar aos portugueses. Falar de quê? Falar de Futuro!”

Agostinho da Silva (*), in “A Última Conversa” [1995]


(*) filósofo, poeta e ensaísta português nasceu no Porto a 13 de Fevereiro 1906 e faleceu em Lisboa a 3 de Abril 1994.


Imagem 1: desenho de Marta Koll.
Imagem 2: contracapa do livro referido, com citações de Agostinho da Silva.

17 comentários:

  1. Sempre sábias as palavras do sábio Agostinho da Silva.

    O episódio narrado veste-se da tacanhez de um país, onde a prepotência de alguns se eleva à altura dos seus atrofiados cérebros.

    L.B.

    ResponderEliminar
  2. Já que lembra Agostinho da Silva, eu conto que sempre apreciei as suas capacidades de pensador... de grande pensador!
    Dediquei-lhe um artigo no meu blogue, que pode ser lido AQUI

    Abraço,
    José Rui

    ResponderEliminar
  3. Ainda me lembro das conversas de Agostinho da Silva na TV, se não me engano no princípio dos anos 90. Momentos únicos, momentos sábios, lugar que não mais ninguém soube ocupar...

    ResponderEliminar
  4. Agostinho da Silva que eu considero o grande pensador da modernidade, que nos deixou quando ainda (eu) tinha tanto que apreender...
    Chris, amiga, gosto de visitar teus blogs, tens sempre coisas, ou lindas, ou profundas para nos surpreender. Continua, que nós todos continuamos contigo

    ResponderEliminar
  5. Gostei de recordar Agostinho da Silva o homem pensador que tinha como companhia um lindo gato.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Lídia Borges: sem dúvida, um dos poucos a que podemos chamar sábio...

    José Rui Fernandes: gostei do que li no seu blogue. Obrigado pelo seu comentário.

    Sofá Amarelo: também me recordo dessas conversas na Tv... um abraço

    Maga: é sempre um prazer a sua visita. Obrigado

    Lilá(s): é verdade, a sua paixão pelos gatos, subscrevo-a.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olhe, Admirável e Fabulosa Amiga:
    Tudo o que se passa em Portugal, lindo, hospitaleiro, perfeito, peca por ausência de formação, educação e autêntica justiça e Cidadania plenas.
    A corrupção em todo os lados, as escutas e insegurança, o poder dos mais fortes é avassalador e tudo justifica os seus indecorosos sentimentos e pensamentos.
    É o caos.
    Uma narração brilhante. Fantástica e sensível de imensa significação.
    Os meus sinceros parabéns.
    Alguém deveria regressar à escola.
    Já sumariei a sua lição extraordinária, sensata, sóbria e plena de lucidez.
    Beijinhos amigos.
    Com imenso respeito, estima e consideração.
    Sempre a admirá-la e a lê-la atentamente.

    pena

    MUITO OBRIGADO pelo carinho deixado no meu blogue que adorei.
    É sublime e perfeita, entende...?
    Genial.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Chris ,
    muito obrigada pela sua visita .
    Gostei dos seus dois espaços , mas Agostinho da Silva , " chamou - me " .

    Um beijo,

    Maria

    ResponderEliminar
  9. NUM PAÍS ONDE TUDO É PERMITIDO...FACES OCULTAS, MENTIRAS VESTIDAS DE VERDADE,SORRISOS HIPÓCRITAS... DIFAMAÇÕES ,CALÚNIAS, CASAS PIAS IMPUNES...SE OS COLARINHOS BRANCOS LAVAM AS MÃOS ,SACODEM A ÁGUA DO CAPOTE...NUNCA EXISTE UM CULPADO...É O FEITICEIRO DO OZ QUE PREGA PARTIDAS ....
    NESTE MOMENTO QUAIS SÃO OS POLÍTICOS QUE MERECEM A NOSSA CONSIDERAÇÃO E TOTAL CONFIANÇA? QUE SERVEM DE REFERENCIA? E HÁ QUEM DIGA... A DEMOCRACIA É ASSIM...FAZ PARTE E É NORMAL SER-SE CORRUPTO...TODOS FAZEM O QUE PODEM...

    ASSEMELHAMO-NOS AOS PAÍS DE 3º MUNDO

    BEIJO

    ResponderEliminar
  10. Grande pensador, Agostinho da Silva!
    Pobre Portugal... :-((

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Grande texto! No mundo inteiro é assim, só que em certos países fazem tão bem feito que não aparece tanto. São verdaderas máfias. Mas o povo vota neles! Beijo

    ResponderEliminar
  12. e assim sendo falemos de futuro. porque o presente é uma soma de vergonhas que nos faz desacreditar
    um beijo

    ResponderEliminar
  13. Não podia concordar mais com a tua opinião, muito bem expressa neste post.
    Penso que as verdadeiras causas estão centradas na nossa cultura (muito permissiva, suportada pela consideração pessoal, que é tendencialmente hipócrita) e na mediocridade instituída. Quem for diferente do padrão dominante é visto como um parvo, um artolas, um que-tem-a-mania-que-é-sério, etc., etc.
    Como tal, não vamos mudar facilmente.
    E, por isso, a justiça, a educação, a saúde, etc., etc., também não vão mudar muito nos próximos anos ou décadas.

    [...] dança tosca de investigações que só têm como objectivo, a rotação decrépita das cadeiras e outro mobiliário do poder instituído, já aborrece.
    Acho que acertaste na muche...
    Acrescentaria, no entanto, retaliações e vinganças, derivadas de reformas e de redução de regalias absurdas.

    Querida amiga. O teu post é excelente. Parabéns.
    Bom fim de semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  14. Nunca vivi uma época com tanta falta de harmonia como essa. Gostei de teu texto, 'nova amiga'. Obrigada pelo carinho de tua visita e teu comentário. Estarei por aqui...

    bjs
    tais luso

    ResponderEliminar
  15. Hoje variei um pouco e vim para teus momentos incertos, em lugar dos certos, gostei muito desta matéria. Dia destes ainda comentei em algo que li sobre a corrupção, o maior problema está na impunidade e nos nossos próprios limites de tolerância, a cada ano as pessoas aceitam mais e mais...
    beijo

    ResponderEliminar
  16. *
    É certamente admirável o homem que se opõe a todas as espécies de opressão, porque sente que só assim se conseguirá realizar a sua vida, só assim ela estará de acordo com o espírito do mundo; constitui-lhe suficiente imperativo para que arrisque a tranquilidade e bordeje a própria morte o pensamento de que os espíritos nasceram para ser livres e que a liberdade se confunde, na sua forma mais perfeita, com a razão e a justiça, com o bem.
    ,
    in - agostinho da silva
    ,
    conchinhas,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  17. Pena: é uma honra as suas palavras e a sua lição. obrigado

    LilazdaVioleta (Maria): seja bem vinda por aqui.

    Pedrasnuas: democracia, onde? obrigado pelas tuas palavras, mais uma vez.

    Rosa dos Ventos: podemos tentar mudar o que não está bem. Talvez...

    Tossan: pois, o povo vota neles, onde fica o outro lado do poder?

    umnimuto: tentar voltar a acreditar, parte de todos nós... um beijo e obrigado

    Nilson Barcelli: a hipocrisia é a aliada do poder, a arte será sempre um contra-poder...

    Tais Luso de Carvalho: fico à espera do seu precioso regresso, por aqui.

    Sonia Shmorantz: a tolerância é fundamental

    poetaeusou: as palavras do Mestre... obrigado!

    Chris

    ResponderEliminar